Ceos club
Autoconhecimento

Valores, a importância do autoconhecimento

Em São Paulo participei do Startup Village, evento organizado por Fernando Godoy, CEO do Gaia Hyper Group, onde tive a oportunidade de entrevistar Robinson Shiba, um dentista, filho de imigrantes, que queria mais da vida e se lançou a realizar o seu projeto.

Cristian Ribeiro

Cristian RibeiroCristian Sterchile Ribeiro Jornalista, publicitário, Coach e Mentoring do Instituto Oliscorp, Publisher da Revista CEO’s CLUB, sócio fundador da Agência Exata, Ex-diretor de Comunicação da Prefeitura do Município de Guaíra/SP, idealizador e realizador do 1º FORCOM (Fórum Regional de Comunicação), preletor de palestras estratégicas. consultoria e planejamento de Marketing.

10/09/2019 15h16Atualizado há 2 meses
Por: Cristian Ribeiro
Saber sentir empatia, ser prestativo, aprendizagem, lealdade, fé, respeito por si próprio, dignidade, realização pessoal, independência, sabedoria, ser capaz, conforto, entre tantos outros…
Saber sentir empatia, ser prestativo, aprendizagem, lealdade, fé, respeito por si próprio, dignidade, realização pessoal, independência, sabedoria, ser capaz, conforto, entre tantos outros…

Hoje a maior rede de comida oriental do Brasil, a China in Box, que fatura centenas de milhões de reais por ano.

Em nosso bate papo, perguntei o que ele não admite em sua carreira, Shiba foi enfático em dizer que o que não admite se aliar a quem não tem os mesmos VALORES que os dele.

“Uma das minhas grandes características é saber montar um grande time, com pessoas que tem os mesmos propósito” – Robinson Shiba

Afinal, o que são nossos valores? Você já se fez essa pergunta? Para falarmos de valores, é imprescindível respondê-la. Afinal, você pode não saber, mas são os seus valores que norteiam as suas escolhas e, consequentemente, boa parte da sua vida.
A princípio, é preciso entender que os nossos Valores Pessoais são compostos de tudo aquilo que escolhemos dar grande significado e importância em nossas vidas.

Saber sentir empatia, ser prestativo, aprendizagem, lealdade, fé, respeito por si próprio, dignidade, realização pessoal, independência, sabedoria, ser capaz, conforto, entre tantos outros…

Esses valores servem como base para nossas escolhas no dia a dia. Quando priorizamos o trabalho a voltar para casa e estar com a família, por exemplo, ou quando ajudamos um desconhecido mesmo estando em um péssimo dia – Nesses momentos é que nossos valores pessoais podem nos conduzir ao estilo de vida que desejamos, ou exatamente o contrário. Alguns desses valores podem ser herdados – pela família, por aqueles com os quais convivemos, ou até mesmo de outros, cujos valores julgamos válidos, e assumimos para nós –, e mesmo assim são uma questão de escolha. Quando você não possui esse entendimento, e não está consciente do poder que tem de questionar os seus próprios valores pessoais, tende a tomar atitudes sem muita percepção de como elas podem lhe afetar no futuro, trazendo desgaste emocional, conflitos internos constantes e menor chance de assertividade em suas escolhas pessoais.

Importância do Autoconhecimento

 Quando, pelo contrário, o indivíduo encontra-se consciente de quais são os seus principais valores, consegue então ter uma visão clara das atitudes que deve ter para se aproximar do estilo de vida que deseja. Em muitas situações, precisamos mudar nossos valores. Em outras, precisamos ser fiéis aos nossos valores mais verdadeiros.

É um assunto que envolve questões básicas, porém determinantes para o desenvolvimento pessoal de qualquer indivíduo, valendo a pena tomar alguns minutos do seu dia para uma reflexão ou buscar essas respostas através de um Coach e Mentor.

Aproveite a pequena listagem de valores acima como exemplo. Em um ambiente tranqüilo e sem interrupções, pare e questione-se por alguns instantes: “Quais são os meus valores fundamentais? Tenho vivido de acordo com o que desejo? O quão distante me encontro do estilo de vida que realmente desejo viver? Minhas escolhas atuais condizem com o meu estado desejado? Se não, o que posso fazer para mudar? E quais valores preciso repensar?” Se necessário, escreva em um pedaço de papel e repense sobre cada um deles de tempos em tempos.

São perguntas simples, mas poderosas para guiar o ser humano em um momento de autoconhecimento, sem o qual torna-se muito mais difícil alcançar o que queremos! A partir disto, faça então uma escolha: Descarte os valores que te afastam daquilo que acredita, e opte por aqueles que irão auxiliá-lo no caminho em direção ao que você realmente quer! O poder de mudança está em suas mãos!

Ao final do bate papo com Robinson Shiba, sempre buscamos mais conhecimento, e pedimos uma última dica, que segue para todos nós:

“A mensagem que eu deixo é: vamos empreender! Vamos gerar empregos, gerar o empreendedorismo do bem. Eu não consigo mais enxergar a perenidade de empresas que não façam todo o ecossistema prosperar junto com ela: colaboradores, fornecedores e consumidores. Todos juntos prosperando com mais atitude empreendedora, em uma rede do bem, onde exista realmente a filosofia do “Ganha-Ganha”. Vamos implantar cada vez  a filosofia do Ubuntu: somos o que somos porque somos todos nós. Essa é a minha dica!”

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários