Ceos club
Dia-a-dia

Gestão da Alegria

Como então ser feliz diante de tanto estresse? Fácil? Não, mas as vezes possível.

30/01/2019 17h55
Por: Cristian Ribeiro
A gestão da alegria passa efetivamente por pessoas de grande coração e que gostam de gente.
A gestão da alegria passa efetivamente por pessoas de grande coração e que gostam de gente.

Ao longo de anos construindo e operando experiências de relacionamento e desenvolvimento humano para o mercado e atuando com os mais variados perfis de pessoas, times e líderes, constatei que ser feliz no trabalho é um fator determinante para carreiras e negócios de sucesso. Ou seja, trabalhe com alegria!

É raro, se é que existe, argumentos contrários ao de que pessoas motivadas trabalham muito melhor, contribuem para melhor produtividade e entregam resultados mais positivos. Contudo, encontramos a todo instante pessoas que lidam com chefes extremamente difíceis, competição entre colaboradores e prazos estrangulados.

Como então ser feliz diante de tanto estresse? Fácil? Não, mas as vezes possível.

Iremos encontrar grupos de pessoas felizes em empresas infelizes e ao contrário também, mas na maioria das vezes é impossível.

A realidade é dura, mas há locais de trabalho muito tóxicos e que jamais mudarão, não importa o quanto você tente. Infelizmente, faremos de tudo e não vamos conseguir.

Sugiro neste caso, sair e procurar um lugar mais fácil para ser feliz.

Mas então quem é esta pessoa feliz no trabalho? Como identifica-lo?

É comum ouvirmos “é sexta feiraaaaaa....huhuuuu....acabou”, ou mesmo, “chega de trabalhooooo...”, então, acredito que sejam todas as que pensam ao contrário.

Em alguns resorts que tive o privilégio de atuar, eu costumava dizer as equipes operacionais: “Estamos em um “rir”, sorte não em um “chorar”, ou seja, nossas atitudes têm como propósito a entrega de sorriso, alegria, diversão e prazer, e isso é contagiante! Para ambas as pontas, quem recebe e quem entrega.

Hoje percebo que muitas são as empresas que já tem “líderes da felicidade e alegria” em suas operações, e algumas organizações chegam a ter cargos superiores com esta responsabilidade, o de fazer e manter a empresa feliz. Para isso é primordial que esta pessoa seja feliz, pois irá contribuir de forma inspiradora e prática; deve ser alguém divertido, agradável e com muita energia, capaz de inspirar felicidade nas outras pessoas por sua própria natureza, e ainda liderar diversas iniciativas para que isso aconteça como confraternizações, treinamentos, eventos e experiências divertidas.

É um processo gradativo; as pessoas não passam da infelicidade a uma alegria profunda da noite pro dia, é um esforço diário onde elas escolhem ser mais feliz no trabalho um pouco a cada dia. Dizer para si mesma “tenho muitas horas de trabalho por dia vou fazer destas as mais divertidas e motivadoras possíveis” é uma chave que deve ser acionada diariamente. E saber que elas podem e devem fazer algo melhor para elas mesmas em seus ambientes de trabalho. Está nas mãos dela o poder de ir embora e encontrar um emprego que lhes dê mais felicidade, pois ninguém está à mercê de colegas, do local de trabalho ou chefes. 

Bons programas de motivação empresarial não são mais aqueles onde chacoalham temporariamente a motivação e a felicidade, mas sim ações estratégicas, onde a felicidade no trabalho seja incluída em todas as grandes decisões da empresa e principalmente parte do seu DNA corporativo. Assim será possível criar felicidade como cultura organizacional.

São muitas as tarefas do RH, contratos, políticas, contratações, treinamentos entre outras, mas entendo que “fazer as pessoas felizes” seja seu maior desafio e foco, sendo o primeiro passo para isso o de: “colocar as melhores pessoas e tirar delas o seu melhor resultado enquanto estiverem no time”. E só conseguimos isso quando as pessoas estão felizes. 

A gestão da alegria passa efetivamente por pessoas de grande coração e que gostam de gente. Pessoas divertidas, criativas e com muita energia, que não tenham medo de tentar novas ideias e abordagens, pessoas que compreendam profundamente que pessoas felizes são muito mais eficazes, produtivas e com resultados infinitamente melhores e que ambientes de trabalho felizes são muito mais bem-sucedidos.

É um prazer estar com pessoas assim ao nosso lado! 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários