Ceos club
Artigo

Liderar Escutando - Críticas que constroem

Um líder principalmente de equipes consegue o máximo de apoio dentro de sua organização dando aos componentes de seu grupo a oportunidade de participarem não só dos problemas, mas muito mais nas soluções.

Paulo Marchina

Paulo MarchinaProfissional com altíssima experiência na indústria nos mais diversos segmentos, com conhecimentos amplos em processos de engenharia e produção. Sempre trabalhando e liderando pessoas, com especial foco em desenvolver técnicas para maior desenvolvimento técnico e comportamental de seus líderes, aumentando os resultados de todos. Com uma visão diferenciada entende que o futuro será construído na fusão de uma equipe bem treinada com um excelente planejamento estratégico.

06/09/2018 15h53Atualizado há 10 meses
Por: Cristian Ribeiro
Com a liderança preparada para escutar, orientar e apoiar, os grupos de CCQ’s tiveram um avanço significativo na participação e soluções dos problemas do dia a dia
Com a liderança preparada para escutar, orientar e apoiar, os grupos de CCQ’s tiveram um avanço significativo na participação e soluções dos problemas do dia a dia

Uma característica marcante de um líder é propiciar a equipe colocar claramente a situação dos trabalhos inclusive escutando as críticas que devem ser levadas pelo lado construtivo.

Os funcionários trabalhando seja em uma linha, célula ou mesmo individualmente possuem o conhecimento prático das tarefas que executam e principalmente as dificuldades podendo com certeza auxiliar não só nas soluções que se tornem necessárias bem como das melhorias que necessitam serem implantadas buscando melhoria de qualidade e eliminação de desperdícios.

Lembro bem nos anos 80 com a filosofia de “Controle Total de Qualidade” oriunda do sistema de produção do Japão onde aprendemos a desenvolver os chamados CCQ’s (Círculos de Controle de Qualidade), que não era nada mais que reunir o grupo de trabalho da área e por muitas vezes com introdução de pessoas que diretamente ou indiretamente estavam ligadas ao grupo buscando melhorar os produtos fabricados bem como fluxo produtivo e outros.

Com a liderança preparada para escutar, orientar e apoiar, os grupos de CCQ’s tiveram um avanço significativo na participação e soluções dos problemas do dia a dia.

O tempo passou e hoje os chamados grupos de CCQ’s também avançaram e recebem o nome de grupos de Alta Performance que são os mesmo de anos atrás com uma bagagem mais enriquecida não só pelo conhecimento, mas muito mais pelo preparo que os líderes tiveram.

Minha experiência de muitos anos comandando equipes, me mostrou que os funcionários querem e necessitam participar ativamente. Constantemente vejo a felicidade da equipe em poder se manifestar e mesmo indicar melhorias no local de trabalho levando a resultados surpreendentes.

Sou adepto de cada linha ou célula tenha diariamente reuniões entre os turnos mostrando os resultados obtidos e como foi tratado os problemas. Esta tarefa deve ser dada aos líderes para que possam participar conjuntamente com o grupo e estar engajado em sustentar as propostas de melhorias.

Finalizando, quero ressaltar que as pessoas só crescerão se for dada a elas a oportunidade de expor as dificuldades e participar das melhorias dando as mesmas uma motivação de que o trabalho se torna digno e gratificante quando podem estar contribuindo aos resultados da empresa. E o líder é a chave do sucesso e sua equipe terá muito mais a dar com a determinação da contribuição dos líderes.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias