Ceos club
Inovação

A inovação e seus impactos na liderança.

Neste momento de grandes incertezas políticas, econômicas e disrupturas cabe ao líder assumir uma nova função além das tradicionais pré-estabelecidas: antecipar os impactos da inovação em seu segmento.

Fernando Godoy

Fernando GodoyEmpresário atuando há mais de 20 anos no setor de tecnologia. Trabalhou por 4 anos em Los Angeles nas agências digitais BoxTop e iXL em projetos para Sony, Fox Kids, Universal Studios e RioPort. Em 1999 fundou a i4vision, agência pioneira em projetos para a internet no Brasil, época em que escreveu o best-seller Flash 4 Profissional. É CEO da Gaia Hyper Group, formado em engenharia pela UNESP, extensão em administração pela Universidade da California (UCLA) e MBA Executivo pelo Ibmec-SP(Insper)

18/07/2018 11h14Atualizado há 1 ano
Por: Cristian Ribeiro
Para conseguirmos navegar com sucesso é preciso abrir a mente, entender e saber aplicar estes novos conceitos
Para conseguirmos navegar com sucesso é preciso abrir a mente, entender e saber aplicar estes novos conceitos

Com a explosão das startups e algumas atingindo um crescimento exponencial o processo de mudança do cenário econômico tem se tornado cada vez mais complexo e em alguns casos imprevisível. Como que um jovem empreendedor do leste europeu pode impactar o meu negócio aqui no Brasil? Quais tecnologias podem substituir ou otimizar a mão-de-obra? Quanto tempo isto vai levar para o mercado absorver? Essas inovações trarão benefício ao meu negócio ou gerarão novos concorrentes? Estas são algumas questões que todo gestor deve refletir se quiser manter-se competitivo.

 O que muitos líderes ainda não se deram conta é que a inovação está causando um enorme impacto na forma de gerir os nossos negócios. Ao relutar que a tecnologia está transformando de maneira acelerada o mundo que vivemos e ao invés de enxergarmos novas oportunidades alguns estão cavando a própria sepultura ao não dar a devida importância a este momento único e sem precedentes.

 Hoje é imprescindível que o líder tenha ciência em conhecer mais a fundo tecnologias e plataformas e não continuar achando que isso é responsabilidade do departamento de TI ou do CTO da empresa. O líder é aquele que está criando o futuro através da capacidade de ligar os pontos entre as novas tecnologias e o mercado consumidor. Ele entende o conceito, os impactos e principalmente como se deve aplicar as novas tecnologias para impulsionar o seu negócio. Inteligência Artificial (A.I.), Internet das Coisas (IoT), Big Data, impressão 3D, realidade aumentada (AR), virtual (VR) e mista (MR), carros autônomos, entre outras inovações são realidades que já impactaram quase todos os segmentos e ainda encontramos gestores dizendo que essas são apenas tendências (sem contar nos indivíduos que ainda nem tem ideia do que cada uma dessas inovações significa).

 Para conseguirmos navegar com sucesso é preciso abrir a mente, entender e saber aplicar estes novos conceitos, ter atitude colaborativa e equipe qualificada e principalmente aprender com o experiente (mentor) e com o novo (startup). Além de tudo a inovação aberta, que consiste em dialogar numa mesma mesa com fornecedores, parceiros, clientes, concorrentes e startups para tentar resolver problemas históricos é um primeiro passo para inserir a inovação como foco principal em nosso dia-a-dia.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias